domingo, 26 de julho de 2009

História

Um pouco da história


Você já parou para observar quanta tecnologia tem em um computador? E você tem noção desse primeiro passo para essa tecnologia imposta hoje? Pois é, vou contar um pouco da história dessa fascinante ferramenta indispensável para os dias de hoje.

Você sabe que todo trabalho repetitivo causa cansaço, fadiga, podendo levar o ser humano ao erro, daí se vê a necessidade de criar ferramentas para facilitar o nosso trabalho.

O primeiro passo dado que se tem notícia foi um dispositivo de cálculo inventado no ano 2500 A.C, o ábaco, formado por fios paralelos e arruelas deslizantes que representam a quantidade. Esse dispositivo recebeu o nome de calculi pelos Romanos, dando origem à palavra cálculo. Por volta do ano de 1500 apareceu a primeira máquina de calcular, foi uma tabela de multiplicação criada por John Napier. Daí por diante não parou mais, como uma máquina com rodas que realizava operações básicas de cálculo, a Pascaline construída por Blaise Pascal em 1642. A calculadora diferencial criada em 1833 com inovação em utilizar cartões perfurados. Com o mesmo princípio dos cartões perfurados Hermann Hollerita em 1880 criou uma máquina para processar os dados do senso populacional dos Estados Unidos, 10 anos depois Hermann Hollerith diminuiu o tempo de processamento de sua máquina e começou a vender os seus serviços de processamentos de dados criando a International Business Machine a famosa "IBM".

O primeiro computador surgiu na década de 50, de nome Eniac, com capacidade de realizar quinhentas multiplicações por segundo através das 18.000 válvulas que ocupavam uma enorme sala, mas essas válvulas geravam muito calor e queimavam com muita facilidade, tempo depois as válvulas foram substituídas por transitores sendo menores e mais confiáveis.

Os micro computadores apareceram na década de 70, e qualquer pessoa seria capaz de ter, pois seu tamanho era bem menos comparado com o Eniac.

E a história se repete, a cada dia que passa evoluem, e no final da história quem ganha somos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou suas dúvidas.